A biblioteca volante do Sesc Pernambuco, BiblioSesc, é uma das atrações da 6ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece de 5 a 14 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A BiblioSesc está localizada numa área próxima à Praça de Alimentação da Bienal. A unidade conta com cerca de 4 mil volumes, entre publicações de literatura brasileira, livros didáticos, infantis e periódicos, como jornais e revistas.
A grande atração para crianças são as sessões de contação de histórias. Durante toda a Bienal, crianças poderão escutar e discutir histórias infantis. As contações serão sempre às 10h e às 15h. Após as sessões, as crianças podem participar de oficinas de confecção de bonecos. Será incentivada a fabricação de personagens discutidos nas obras apresentadas.
O objetivo é divulgar o trabalho cultural que o Sesc já vem desenvolvendo com as crianças em suas unidades. A programação foi especialmente elaborada para a Bienal. “Essa é uma forma de ampliarmos a divulgação do nosso trabalho social”, diz a coordenadora de bibliotecas do Sesc, Paula Alves.
Cinema – Uma outra novidade que o Sesc vai oferecer na Bienal do Livro são sessões especiais no Cine Letras, um espaço de cinema montado dentro do evento. Todos os dias, serão apresentados curtas e longas metragens do acervo do projeto “A Escola vai ao Cinema”, do Sesc. Metade do espaço já está reservado para alunos da rede pública municipal do Recife.
As exibições serão sempre às 10h e às 20h. Após os filmes, haverá um debate sobre o tema abordado. Quase todos os títulos são de produções nacionais. “Priorizamos aqueles filmes que têm diálogos com a literatura, como obras adaptadas ou que mostrem a vida de autores conhecidos, por exemplo”, explica o coordenador do Cine Letras na Bienal, Rodrigo Dourado.
Bienal – A 6ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco homenageia os 110 anos da Academia Brasileira de Letras. O tema do evento é “Literatura: Diálogos e Interfaces”. A expectativa é que cerca de 550 mil visitantes passem pela Bienal e que 15 milhões de livros sejam comercializados.