Projeto vai premiar textos inéditos nas categorias romance e conto
Quem se interessa pela arte de escrever pode ter sua obra publicada no Prêmio Sesc de Literatura 2007. O concurso está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, e vai premiar um texto literário em duas categorias distintas: romance e conto. Os vencedores, que terão suas obras publicadas pela Editora Record, serão conhecidos na cerimônia realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2008.
Para participar, basta enviar a obra para qualquer unidade do Sesc. É necessário que o autor seja brasileiro ou estrangeiro residente no país. O material deve ser totalmente inédito e nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico. Caso o autor queira participar em ambas as categorias, as inscrições deverão ser entregues separadamente, com pseudônimos distintos.
Os textos recebidos serão analisados por uma comissão julgadora, composta por críticos literários, escritores, jornalistas e professores. O Prêmio é promovido pelo Departamento Nacional do Sesc desde 2003. O objetivo é descobrir e incentivar novos autores que nunca tiveram suas obras publicadas. “Isto atribui à competição um caráter de igualdade, por não competirem com autores conhecidos”, explica o coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.
As obras de romance devem ter entre 130 e 400 laudas. Já os contos, de 70 a 200. Os autores recebem os direitos autorais relacionados à comercialização de sua obra e têm a oportunidade de viajar pelo país divulgando o livro. Também está prevista a participação em eventos como a Festa Literária de Parati e a Jornada de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.