O grupo de seis alunos pernambucanos selecionados para estudarem na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro, embarca no dia 15 de fevereiro, com destino a capital fluminense. Rafael Ramirez Vieira Gonçalves (14 anos), Ayanne Franciely Gomes Tiécio (14 anos); Felipe Dias Fonseca (14 anos), Patrícia Silva Cabral (14 anos); Gustavo Henrique Custódio Vanderley (16 anos) e Yasmim Ramos Gusmão (15 anos) representarão Pernambuco na escola-residência construída pelo Sesc em Jacarepaguá. Eles concorreram com 96 candidatos no processo seletivo estadual, que incluiu prova com questões de matemática, língua portuguesa, ciências, história e geografia, além de uma redação, dinâmica de grupo e entrevista. Depois de aprovados, os selecionados de Pernambuco participaram de uma reunião realizada na Administração Regional, onde, junto com os pais e/ou responsáveis, puderam conhecer um pouco mais a proposta da escola e os demais alunos de outros Estados, através de videoconferência. Agora, de malas prontas, eles se despedem de seus familiares e amigos e comemoram esta grande oportunidade que terão de cursar gratuitamente o ensino médio numa estrutura modelo de educação integral e integrada com os demais interesses do jovem. “Eu fiquei muito alegre em ser aprovado na Esem. Além de ter a oportunidade de aprender numa escola de qualidade, é a chance de conhecer novas culturas, já que vou conviver com pessoas de vários lugares do Brasil”, disse Rafael Ramirez.
Escola – A ESEM é um projeto pioneiro no Brasil. A cada ano, ingressarão 161 novos alunos, que terão a oportunidade de cursar todo o Ensino Médio. A equipe de professores se dedicará integralmente e também residirá na escola, com o objetivo de acompanhar mais de perto o dia-a-dia dos estudantes, que irão cursar turmas de, no máximo, 15 alunos. A escola dispõe de ensino de excelência e infra-estrutura completa, que vai além da parte pedagógica, com atividades profissionalizantes, esportivas, culturais e de lazer. As aulas na capital fluminense começam em 18 de fevereiro.
Todos os serviços oferecidos pela ESEM são gratuitos. O Sesc arcará com todas as despesas do aluno, incluindo bolsa de estudo integral, hospedagem, refeições básicas, material didático-pedagógico de uso coletivo, urgências médicas escolares e atividades extra-classe propostas pela escola. A família do aluno será responsável pelas despesas com passagens, uniforme escolar, roupas e acessórios para as atividades escolares, alimentação individual fora das refeições oferecidas pelo Sesc e procedimentos médicos não cobertos pela urgência. Os estudantes pernambucanos estarão viajando para o Rio de Janeiro entre os dias 15 e 17 de fevereiro. A Escola Sesc de Ensino Médio inicia as atividades no dia 18 de fevereiro.