A BiblioSesc, biblioteca móvel do Sesc Pernambuco, retoma as atividades em 2008 e segue para Itamaracá. A abertura dos serviços na Ilha, acontece nesta terça-feira (19), às 9h30, em solenidade na Praça do Pilar, aberta a toda a comunidade. A BiblioSesc vai passar um ano no município, oferecendo serviços de consulta e locação de livros, gratuitamente, para a população, através de visitas quinzenais ao município. A unidade está equipada com 3.800 volumes, que vão desde periódicos até títulos literários. O ônibus ficará estacionado nos dias de visitas na Praça do Pilar, das 9h às 15h.
O BliblioSesc foi criado em 2005 com o objetivo de suprir a ausência de bibliotecas públicas nos municípios da Região Metropolitana do Recife. O ônibus chega até os municípios através de uma parceria com as prefeituras.
“O projeto desempenha um papel importante ao incentivar a leitura nas comunidades, que são carentes em sua maioria. Procuramos beneficiar sempre locais onde não existem bibliotecas”, explica a coordenadora de bibliotecas do Sesc-PE, Paula Alves.
Desde que foi implantado, o BiblioSesc atendeu mais de 40 mil pessoas dos municípios de Olinda, São Lourenço, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho. O projeto é do Sesc Nacional. O estado de Pernambuco foi o primeiro a implantá-lo. Hoje, ele já foi levado para todos os estados do país.