O Projeto Leituras: Um Bate-papo vai promover um debate sobre Clarice Lispector ministrado pela poetisa e tradutora Lenilde Ribeiro Lima na biblioteca Francisco Meireles do Sesc Santa Rita às 14h desta sexta-feira (23). Lenilde vai analisar o livro “A Hora da Estrela” no Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira no 2º andar da unidade, situada na Rua Cais da Rita, nº 156 – São José. A entrada é gratuita.
“A Hora da Estrela” foi o último livro publicado pela escritora em 1977, ano em que faleceu. Escrito por Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice), a obra narra a dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro. Alagoana de 19 anos, a personagem é uma péssima datilógrafa (erra as letras e suja o papel), gosta de Coca-Cola, pinta de vermelho carmim as unhas roídas até o bagaço e é ouvinte assídua da Rádio Relógio.
A palestrante Lenilde Ribeiro Lima é mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela estreou na Literatura em 1974, tendo publicado as obras “Tributos”, “Grãos na Eira”, “Cercanias”, “Desvios” (Prêmio Emílio Moura de Poesia – MG), “Esboço de Eva” (Prêmio Pasárgada de Poesia – SP) e “Espaço Neutro” (Prêmio Nestlé de Poesia). Como tradutora, Lenilde já fez trabalhos para o Jornal Folha de São Paulo, Revista Escrita e Revista Caliban.