O Cineclube do Sesc Casa Amarela continua, neste sábado (31), a mostra “40 anos em 10 Curtas” com os melhores curtas-metragens exibidos nos 40 anos do Festival de Cinema de Brasília. A partir das 15h, serão exibidos os filmes “O Mundo é uma cabeça” (2004) de Cláudio Barroso e Bidu Queiroz, “Meow” (1985) de Marcos Magalhães, & quot;Porta de Fogo” (1985) de Edgar Navarro, “Maracatu, Maracatus” (1995) de Marcelos Gomes, “Mr. Abrakadabra” (1996) de José Araripe Jr., “Rua da Amargura” (2003) de Rafael Conde, “Rap, o Canto da Ceilândia” (2005) de Adirley Queiroz. Depois da sessão, o cineasta Claudio Barroso vai conversar com o público sobre as obras exibidas. A entrada no cineclube é franca. A série “40 anos em 10 Curtas” teve início no dia 17 de maio com a exibição de cinco curtas e palestra do cineasta Daniel Bandeira.
Programação
1. O Mundo é uma Cabeça
Gênero: Documentário
Diretor: Bidu Queiroz, Cláudio Barroso
Ano: 2004
Duração: 17 min
Sinopse: O Manguebeat é um movimento que eclodiu no início dos anos 90 em Pernambuco. E o filme mostra essa história e a trajetória do seu principal protagonista: Chico Science.
2. Festival de Cinema de Brasília: Curtas anos 80, 90 e 2000
Filmes Década de 80:
MEOW
Direção: Marcos Magalhães
Gênero: Animação
Ano: 1985
Duração: 8 min
Sinopse: Um gato é disputado por dois donos. Um tem pouco leite para alimentá-lo, e o outro tenta de todas as formas acostumá-lo a beber um refrigerante chamado Soda-Cólica.
PORTA DE FOGO
Direção: Edgard Navarro
Gênero: Ficção
Ano: 1985
Duração: 27 min
Sinopse: A morte do guerrilheiro Carlos Lamarca, no sertão da Bahia, numa metáfora da transcendência da morte, em que o cangaceiro Lampião surge para preparar Lamarca para aquele momento.
Filmes Década de 90:
MARACATU, MARACATUS
Direção: Marcelo Gomes
Gênero: Documentário
Ano: 1995
Duração: 14 min
Sinopse: As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.
MR. ABRAKADABRA
Direção: José Araripe Jr
Gênero: Ficção
Ano: 1996
Duração: 13 min
Sinopse: Um velho artista já não consegue fazer suas mágicas, desesperado, tenta o suicídio várias vezes, sem obter êxito. Decidido a morrer a qualquer preço, arquiteta um super suicídio. Porém, algo surpreendente acontece…
Filmes Década de 2000:
RUA DA AMARGURA
Direção: Rafael Conde
Gênero: Ficção
Ano: 2003
Duração: 15 min
Sinopse: Dois irmãos tentando pagar as dívidas.
RAP, O CANTO DA CEILÂNDIA
Direção: Adirley Queiroz
Gênero: Documentário
Ano: 2005
Duração: 15 min
Sinopse: Diálogo com quatro consagrados artistas do Rap nacional, todos moradores da Ceilândia, cidade-satélite de Brasília. São artistas que vêem no Rap a única forma de revelar seus sentimentos e de se auto-afirmar enquanto moradores da periferia.