Após a participação bem-sucedida no Festival Palco Giratório Brasil-Recife, o espetáculo A paixão e a sina de Mateus e Catirina, da Trupe do Balaco Baco (Arcoverde-PE), vai representar o Brasil na primeira edição do Festival de Teatro da Língua Portuguesa, nesta sexta (6), no Rio de Janeiro. O projeto reunirá dez peças teatrais de cinco países que falam o português, incluindo Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Brasil.
Essa é a primeira vez que a peça, que ganhou o prêmio de melhor espetáculo no Janeiro de Grandes Espetáculos, será apresentada fora do Nordeste. “É uma oportunidade muito boa para nós e para todo o estado. Acredito que poderemos dar uma diversificada no conteúdo do festival, apresentando a nossa cultura”, explicou o diretor da peça, Romualdo Freitas.
Para viajar ao Rio de Janeiro, o grupo contou com o apoio do Sesc Pernambuco. “O Sesc é um grande incentivador. É uma coisa que vai além do apoio financeiro à determinada peça. Ele termina funcionando como a força motora da nossa cultura”, destacou Romualdo. Além do grupo pernambucano, o Brasil também será representado pela peça paranaense Capitu Memória Editada.