Eron Villar faz adaptação do livro Saga: poesias e contos para o teatro
A XII edição do Poetas da Terra, promovido pelo Sesc Santo Amaro, faz uma homenagem à escritora caruaruense Marta Velozo. Formada em Ciências Sociais, pela UFPE, Marta Velozo foi participante ativa de movimentos culturais e sociais, desde a década de 70. Integrou nos tempos de adolescente, a Pastoral da Juventude, defendendo a Teologia da Libertação, a redemocratização do país e a Reforma Agrária, na perspectiva de assegurar a autonomia política e econômica dos que vivem do seu próprio trabalho.
Uma de suas publicações, intitulada Saga: poesias e contos, trata da trajetória dos eternos oprimidos da sociedade. Fala da saga sutil da sensibilidade feminina, da saga dos negros e dos que vivem pelas ruas. E é partindo desses elementos que estão presentes no cotidiano de cada um, que o diretor Eron Villar montou o espetáculo homônimo para compor a programação do mês de julho do projeto Poetas da Terra.
A peça, que conta com a interpretação dos atores Alexsandro Souto Maior, Lane Cardoso e Vanessa Lins, é dividida em dois blocos antagônicos, repletos de influências éticas e poéticas. A direção musical é Kléber Santana, que traz uma musicalidade quase ritualística, traduzindo ambientes líricos de imagens cruas e contrastes fortes. O roteiro de Eron Villar aprofunda a reflexão sobre as relações do ser humano na interminável busca de si mesmo.
O projeto, criado em 1996 e com periodicidade mensal, propõe uma reflexão e uma releitura, através de uma apresentação cênica, de obras de escritores pernambucanos. Como parte da programação, haverá um bate papo com a escritora na Escola Municipal José Maria, em Santo Amaro, no dia 29 de julho, às 19h. A apresentação do espetáculo será no dia 31 de julho, às 20h, no teatro do Sesc Santo Amaro, com entrada franca. Haverá uma reapresentação no dia 7 de agosto, no mesmo local e horário, dessa vez com ingressos a R$ 3 (preço único).