A Galeria de Artes do Sesc Casa Amarela inicia, na próxima sexta-feira (15), a partir das 19h, a Mostra Frágeis Armaduras, da artista plástica Juliana Germano. Uma exposição que reúne 10 esculturas de peças de roupas do vestuário, no mínimo, diferentes daquelas que se está acostumado a ver em desfiles de moda ou vitrine de lojas. São roupas feitas de arame que a artista concebeu com a proposta de fazer uma relação entre a arte e a moda.
A associação entre os dois temas revela a experiência profissional de Juliana como pesquisadora de moda, conceito sobre o qual ela espera fazer o público refletir ao visitar a Mostra. Ela se refere à moda como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade, seus usos e costumes, em um determinado momento. “Através das roupas e acessórios dizemos muitos de nós, quem somos ou queremos ser, mostrando a nossa individualidade ou nos uniformizando em meio às tendências da moda”, diz Juliana Germano.
Foi pensando assim que a artista passou a conceber as roupas como Frágeis Armaduras enfeitadas de sonhos, para um corpo provisório que sofre as intervenções do tempo, dos padrões culturais de beleza e da própria moda. No decorrer do processo criativo, a artista chega à conclusão que o desenho só estava cumprindo parte da proposta, então buscou outro material e, intuitivamente, encontrou no arame a matéria ideal para a construção das “roupas-armaduras”. Assim como a moulage – modelagem em francês – significa ajustar um tecido diretamente no manequim do tamanho apropriado ou no próprio corpo da pessoa, Juliana utiliza o manequim também para modelar peças do vestuário feminino que acabam criando delicadas armaduras.
Assim, em um processo criativo que durou quase um ano, a artista transformou fios de arame em roupas. “Pela sua composição, as peças são tão frágeis quanto as que compõem o vestuário feminino”, explica. A mostra fica em cartaz até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta, das 14h às 19h, com entrada franca.
Serviço
Exposição Frágeis Armaduras
De 15 de agosto a 30 de setembro de 2008
Segunda a sexta, das 14 às 19h
Galeria de Artes do Sesc Casa Amarela
Avenida Professor José dos Anjos, 1109, Mangabeira. Recife-PE
(81)3267.4410/3267.4428
Entrada franca