O Sesc Pernambuco inaugura, nesta segunda-feira (15), em Abreu e Lima, o projeto Odontosesc-unidade móvel de prestação de serviços em saúde bucal. O projeto, que chega à cidade com o apoio da Prefeitura de Abreu e Lima, deixará a unidade estacionada na Rua 157, em Caetés I, ao lado do Núcleo de Segurança da Polícia Militar de Pernambuco, até janeiro de 2009. O atendimento é gratuito e acontece, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através de agendamento, que deverá ser feito na Unidade de Saúde da Família de Caetés I.
Os serviços oferecidos vão de aplicação de flúor e remoção de tártaro à restauração dentária e pequenas cirurgias. A previsão é de mais de 4 mil atendimentos durante os cinco meses de permanência no município. Além disso, o Sesc realiza um trabalho de prevenção, através de ações educativas em escolas, ONGs e associações comunitárias, onde são abordadas questões como escovação, utilização do fio dental, palestras sobre cárie, doenças da gengiva e câncer de boca. O objetivo é formar uma rede de multiplicadores de informações em prevenção em saúde bucal. “A intenção é reduzir os índices de cárie e doenças da gengiva, principais problemas que levam à perda dos dentes, através das ações educativas”, explica o chefe da assistência odontológica do Sesc, Wladmir Lucena.
Projeto – O projeto OdontoSesc chegou a Pernambuco em 2001 e hoje conta com duas unidades móveis itinerantes, que já passaram por mais de 20 cidades. Além de Abreu e Lima, o município de Petrolândia, no Sertão do Estado, também está sendo beneficiado, desde maio, com unidade do OdontoSesc.
Os municípios interessados em receber o projeto OdontoSesc devem encaminhar, à presidência do Sesc PE, um ofício assinado pelo prefeito. A partir da entrega do documento, poderá ser firmada a realização da parceria. Qualquer município pode receber o projeto.