O Sesc Santo Amaro apresenta o espetáculo Enamorados – a demanda do amor. O trabalho cênico é resultado da conclusão de mais uma turma do Curso Regular de Teatro da unidade e estréia nesta quarta-feira, dia 27/08, no Teatro Hermilo Borba Filho, com reapresentações nos dias 28 de agosto, 3 e 4 de setembro, sempre às 20h, com ingressos a R$ 5 (preço único).
A peça propõe uma visita ao vasto e aterrorizante território amoroso. Foi inspirada nas figuras concebidas pelas escrituras do filósofo francês Roland Barthes, publicadas em um de seus livros Fragmentos de um discurso amoroso. Foi construída durante a disciplina Montagem Teatral e reúne recortes de poemas, textos e trechos obras de vários autores. “Foram sete meses de muito estudo, muita experimentação, muito suor até chegarmos a essa fórmula de equivalências sobre o discurso sobre o amor em diferentes tempos e lugares”, explica Galiana Brasil, diretora do espetáculo e coordenadora pedagógica do Curso Regular de Teatro do Sesc Santo Amaro.
Essa relação gerou uma trama que se revela na poética dos corpos e das sonoridades concebidas. E por falar em sonoridade, o espetáculo tem criação sonora da musicista Sônia Guimarães, que traz para o palco uma trilha, executava ao vivo por ela mesma, de cantos criados ou adaptados especialmente para as cenas. “Busquei utilizar instrumentos que conseguissem dialogar com o que estaria posto em cena. Escolhi o Didgeridoo, de origem australiana, e um outro chamado Kalimba, de origem africana, ambos confeccionados com elementos da natureza reestruturados, pela atmosfera que eles criam com sua sonoridade”, explica Sônia Guimarães.
No elenco: Alex Brito, Bruno Britto, Cacau Maciel, Danilo D’Tácito, Eddie Monteiro, Gustavo Soares, Isis Monteiro, Gilblênio Saadh, João Compasso, Lara Valentina, Luciana Barros, Kézia Mayara, Vera Paredes. A direção é compartilhada entre Galiana Brasil e Marcus Rodrigues. O cenário e o figurino é Marcondes Lima.