Espetáculo é resultado da conclusão de mais uma turma da Escola Sesc de Teatro
O Sesc Piedade anuncia a conclusão de mais uma turma da Escola Sesc de Teatro. Quinze novos atores entram em cena, trazendo para o público o espetáculo De Uma Noite de Festa, que estréia neste fim de semana janeiro, na arena do Sesc Piedade. A peça será apresentada em três atos, de uma hora cada um, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, sempre às 18h, com ingressos a R$ 5 (preço único – válido para os três dias).
Durante dois anos, os atores se dedicaram ao estudo teórico e prático das artes cênicas, com aulas regulares de segunda a quinta, à noite. Agora, eles chegam à etapa final onde vão apresentar ao público, de forma prática, tudo o que aprenderam no período. Essa apresentação serve de avaliação final que dará a cada aluno o direito ao registro profissional, emitido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco – Sated.
A montagem pedagógica da peça De Uma Noite de Festa, escrita por Joaquim Cardozo, foi escolhida pela turma como forma de homenagear esse artista pernambucano, cientista e homem excepcional que mostrou ao mundo a magia de nossa cultura, brindando a todos com os seus trabalhos artísticos e científicos inovadores e ousados para época e tão contemporâneo aos nossos dias. “Essa montagem foi apresentada uma única vez no Recife, há cerca de 20 anos, por Maria José Campos Lima”, diz Wellington Júnior, diretor do espetáculo.
O texto trata da ida do quarteto (Mateus, Catirina, Bastião e Capitão) para as comemorações do Natal na cidade de Nazaré da Mata. Lá, eles descobrem que o boi do presépio fugiu, então decidem partir em busca do boi sonhado. Todo espetáculo é permeado por música e dança se transformando numa grande festa em comemoração ao novo teatro, um teatro sonhado pelos homens desde sua origem. “No espetáculo, os personagens do cavalo marinho representam arquétipos do homem de todos os tempos e de todos os lugares do mundo”, diz Wellington.
A dramaturgia de Joaquim Cardozo marcou um novo tempo do teatro e essa leitura refinada se reflete na encenação dos alunos-atores que retratam uma montagem de imagens íntimas e recordações de mitos dolorosos (bois, minotauros, dionísios). “O grande diferencial desta montagem é a interação com a platéia”, afirma o diretor.
ESCOLA – Estão abertas as inscrições para turma 2009 da Escola Sesc de Teatro. O curso tem duração de dois anos, com aulas se segunda a quinta-feira, à noite. Entre as disciplinas estão: Introdução ao Teatro, História do Teatro, Laboratório de Interpretação I, II e III, Laboratório de Corpo, História do Teatro Brasileiro, Análise do Texto Dramático, Laboratório de Voz I e II, Ética e Mercado Cultural. Os interessados têm até o dia 31 de janeiro para fazer a inscrição no Sesc Piedade, mediante o pagamento da taxa de R$ 15. Os candidatos passarão por uma seleção com a equipe técnica do Sesc Pernambuco. As aulas têm início em fevereiro.