Mais de 140 vídeos serão exibidos gratuitamente no Cineclube Coliseu
Neste sábado (28/03), o Cineclube Coliseu, do Sesc Casa Amarela, estréia sua programação 2009 com o Festival do Minuto. Serão exibidos 145 vídeos, com tempo máximo de 60 segundos, com o apanhado dos melhores trabalhos apresentados entre os anos de 2007 e 2009 nas mostras: “Ser Nordestino”, “Acabou a Gasolina”, “Cidades” e “Internacional: 60 Minutos do Mundo”.
A mostra “Ser Nordestino” traz 25 trabalhos, já “Acabou a Gasolina” conta com 28 vídeos, “Cidades” contempla 32 experimentos e a “Internacional” é composta por 60 obras. Entre eles figuram os trabalhos dos pernambucanos Rodrigo Barros (Ser Nordestino), Orlando Nascimento (Noites a Fora e Enquanto Isso), Lúcia Padilha (Entre o Céu e a Terra), Vitor Branco Freitas (Astúcia Infantil), EduardoTavares de Lima (Caretas Verdejantes), Wilson Freire (Pólvora, Papel e Paz) e Ghustavo Távora (Visitando a Casa do Senhor).
O Cineclube Coliseu do Sesc Casa Amarela se une a diversos equipamentos culturais em todo o país neste mês de março para compor a Rede de exibição do Festival do Minuto. As sessões são gratuitas e começam às 14h, no Cine Sesc, seguidas de bate-papo com os realizadores pernambucanos.
HISTÓRICO – Criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão, o Minuto Brasil foi o primeiro Festival do Minuto do mundo e já inspirou a criação de festivais semelhantes em mais de 50 países. Em 16 anos de existência, foram mais de 10 mil trabalhos recebidos, provenientes de 40 países. Diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor), Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) e Fernando Bonassi (Os Matadores) foram alguns dos cineastas que já enviaram vídeos. É considerado por muitos o mais democrático dos festivais, justamente por conseguir reunir em um único espaço diretores conceituados, estudantes universitários, vídeos amadores e profissionais.
Primeiro evento do gênero criado no mundo, a partir de 2007, o Festival do Minuto deixou de ser um evento anual, passando a ser realizado de forma permanente. Todo mês, os primeiros trabalhos selecionados recebem dvds e os melhores vídeos, prêmios em dinheiro. Os vídeos recebidos são analisados pela curadoria, para depois serem colocados no site (www.festivaldominuto.com.br).