Estão abertas as inscrições do processo admissional para preenchimento de 159 vagas da turma que irá ingressar no ano letivo de 2010 na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem). A escola-residência, inaugurada em fevereiro de 2008 no Rio de Janeiro, oferece educação integral e gratuita para jovens de todo o país, durante os três anos de formação no Ensino Médio. O projeto oferece ensino de excelência, infra-estrutura completa e professores com dedicação integral para garantir o desenvolvimento completo dos jovens e prepará-los para o ingresso na universidade.
As inscrições devem ser feitas até 12 de junho, através do site www.escolasesc.com.br ou www.sescpe.com.br . Caso o candidato não tenha acesso à Internet, poderá se dirigir a uma unidade do Sesc mais próxima e procurar a coordenação do Setor de Educação de Jovens e Adultos. Qualquer jovem nascido entre 1º de janeiro de 1994 a 31 de dezembro de 1996 e matriculado na 8ª série (ou 9º ano) pode participar. Os dependentes de comerciários filiados ao Sesc têm prioridade nas 6 vagas destinadas a Pernambuco. A seleção dos alunos está dividida em duas etapas: prova (com questões objetivas de matemática, português, ciências, história e geografia, além de uma redação), dinâmica de grupo / entrevista com o candidato e seus familiares.
A Escola Sesc de Ensino Médio arcará com bolsas de estudos integrais, hospedagem, refeições básicas, material didático-pedagógico de uso coletivo e atividades extra-classe propostas pela escola. A família tem de cobrir apenas as despesas com deslocamento para os traslados, uniforme escolar, roupas e acessórios para as atividades escolares. A escola conta com a tecnologia wireless (internet sem fio) e cada aluno terá seu computador individual (laptop), para uso durante todo o período escolar.
ESTRUTURA – Os estudantes vão morar em uma vila de quatro prédios, sendo dois para os meninos e dois para as meninas. Cada prédio apresenta três andares de dormitórios, onde se acomodam no máximo três jovens. Todos os andares contam com uma sala de estudo e copa de apoio, além de ampla sala de convivência, equipada com jogos, aparelhos de som, DVD e televisão. Um professor por andar mora com sua família nos prédios de alunos. Essa medida contribui para um maior acompanhamento dos jovens. Os demais professores vivem com familiares em uma vila, no próprio campus, composta por 56 apartamentos de sala e três quartos. As turmas têm no máximo 15 alunos, o que proporciona um programa acadêmico individualizado e condições diferenciadas de aprendizado dos assuntos programados.
Mais informações no site www.sesc-pe.com.br/esem ou www.escolasesc.com.br