Música e cultura popular. A união destes dois elementos faz o sucesso do projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc, que inicia, nesta semana, em Pernambuco, a sua 14ª edição. A atração de julho é o grupo Caixeiras do Divino, do Maranhão, que faz 16 apresentações no Recife, Região Metropolitana e Interior do estado. A abertura será no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro, quarta-feira (13), às 20h. Toda a programação é gratuita.
Nesta primeira etapa, público poderá conferir a tradição da Festa do Divino Espírito Santo, importante festejo maranhense, através da voz de cinco senhoras, devotas, que cantam e tocam caixas acompanhando todas as etapas da cerimônia. Da capital, o quinteto, formado por Dona Maria Rosa, Dona Maria de Jesus, Dona Zezé de Iemanjá, Dona Rosa Barbosa e Dona Rosa Dias, percorrerá as cidades de Jaboatão dos Guararapes (14), São Lourenço da Mata (15), Recife (18), Surubim (19), Caruaru (20), Garanhuns (21), Belo Jardim (23), Arcoverde (24), Buíque (25), Pesqueira (26), Triunfo (27), Carnaíba (28), Bodocó (30), Araripina (31) e Petrolina (1º /08). Confira os locais e horários dos concertos no site www.sescpe.com.br/sonora.
Sonora 2011/2012 – Pela primeira vez, o projeto foi planejado para dois anos com temáticas diferentes e quatro grupos cada. A circulação será de maneira alternada entre 2011 e 2012. Além do Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, que circula em 2011 pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a coordenação do projeto escolheu o tema Sotaques do Fole, que apresenta o acordeão em suas variantes regionais ligadas à tradição oral, que irá circular pelo Sul e Sudeste do país. Em 2012, eles invertem às regiões.