Nos dois últimos dias do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2011, o Sesc Pernambuco oferece diferentes atrações para quem vai passar o final de semana na cidade. Através de uma programação diversificada, com apresentações e intervenções culturais na área interna e externa da unidade, o Sesc tem demarcado seu território, participando ativamente do Festival ao longo dos anos.
Hoje (22), às 12h, o Coral de Aboios de Serrita apresenta, no Sesc Garanhuns, as características originais das vozes e da triste melodia peculiar ao interior nordestino. Às 13h, é a vez da Banda de Pífanos Esquenta Mulher, da cidade de Lajedo, comandar a animação. O grupo, criado pelo Mestre Bia em 1952, é formado por sete jovens, entre 18 e 24 anos, que ensaiam sob orientação do seu mentor, um homem apaixonado pela cultura da região. Às 16h, a Biblioteca Luiz Jardim, do Sesc Garanhuns, oferece a oportunidade ao público de interagir com dois nomes da literatura nacional, o escritor, poeta e compositor paraibano Bráulio Tavares e Oliveira de Panelas, poeta, repentista, escritor e cantador pernambucano, através de um bate-papo informal.
O domingo (24), dia do encerramento do FIG 2011, começa movimentado na unidade, com um Cortejo intercultural. A chegança, que começa às 10h, terá a presença da Orquestra de Frevo A Cobra da Bixiga Lixa (Arcoverde), quadrilhas juninas, folias de reisados, agremiações carnavalescas e participação especial do Boi da Macuca (Garanhuns/Correntes). À tarde, as apresentações de música continuam com Bia Marinho e Grupo Encanto e Poesia, às 14h, e Os Sertões, nova banda do ex-violonista do Cordel do Fogo Encantado, Clayton Barros, às 16h. Para finalizar a programação que acompanhou os dez dias do Festival, a Biblioteca Luiz Jardim recebe o grupo Vozes Femininas, às 15h30, e promove um bate-papo, às 16h, com a escritora e jornalista Marina Colasanti, além da participação de Dione Barreto, poetisa, gestora cultural e psicóloga. Todas as atividades são gratuitas.