Na próxima segunda-feira (1º), o projeto BiblioSesc, promovido pelo Sesc Pernambuco, aporta no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, com a parceria da prefeitura local. A inauguração acontece, às 9h, na Estação Ferroviária, no centro da cidade. Na abertura do funcionamento da biblioteca móvel, o público poderá conferir uma programação com diversas atrações culturais.
Ainda no início deste mês, a unidade móvel passará pelas Escolas Modelo de Pontes do Carvalho (dia 2), Enseada dos Corais (dia 4) e da Cidade Garapu (dia 8). O caminhão-baú do BiblioSesc reúne cerca de 4000 exemplares, que inclui literatura brasileira e estrangeira traduzida, além de livros para o público infantil e infanto-juvenil. Títulos sobre assuntos gerais também estão disponíveis no acervo. O empréstimo é gratuito e os interessados em se cadastrar precisam levar um comprovante de residência e documento de identificação com foto.
O horário de funcionamento em todas as paradas é das 9h às 15h. “A principal função da unidade móvel é descentralizar as bibliotecas físicas e levar a diferentes locais, que muitas vezes não tem espaços destinados à leitura, o incentivo ao hábito de ler”, destaca a coordenadora do projeto, Paula Alves. Após 15 dias, o BiblioSesc retorna para a devolução dos volumes e novas locações.
Estaleiro Atlântico Sul – Instalada desde 17 de março no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, a biblioteca móvel ganhou a adesão dos trabalhadores da área. Atualmente, o BiblioSesc possui dois pontos de visitação que recebem, diariamente, cerca de 150 visitas. O número de empréstimos chega a 100 livros por dia.