O Sesc Casa Amarela realiza, entre os dias 28 de setembro e 7 de outubro, a 3ª Mostra de Música Leão do Norte. A intenção do evento é difundir e fazer circular grupos, compositores e sistemas de produção cultural, dando ênfase aos elementos culturais locais e sua relação com a contemporaneidade. Uma das presenças significativas da mostra será a do compositor e multi-instrumentista Naná Vasconcelos. O músico trará toda sua influência e formação afrobrasileira, já consagrada em todo mundo para o público.
Naná Vasconcelos participará da abertura da mostra, no dia 28, quando apresentará uma aula-espetáculo, às 17h, logo após o seminário “Processos Composicionais na Música Contemporânea – relações da arte com a indústria cultural”. O instrumentista também ministrará, nos dias 2 e 3 de outubro workshop sobre percussão. “Assim como os outros músicos convidados, ele agrega valor à mostra, através da excelência instrumental, a pesquisa, o olhar e a vontade artística voltada à cultura brasileira e seus principais influentes históricos”, afirma Sônia Guimarães, coordenadora do projeto.
As apresentações musicais representam um grande referencial da Mostra Leão do Norte. Nesta edição, divididos em três noites (28, 29 e 30/09), sempre a partir das 19h, subirão ao palco nomes como os já citados Fernando Deghi, Henrique Annes e Adelmo Arcoverde, o multi-instrumentista Hugo Lins, a percussionista, compositora e cantora Alessandra Leão e Caçapa, que lançou neste ano o disco “Elefantes na Rua Nova”. Além deles, o público poderá conferir apresentações do trompetista Roque Netto, do grupo Octeto Brasilis, composto por alunos do Conservatório Pernambucano e do compositor e violonista Maurilo Cysneiros.
Todas as atividades da mostra são gratuitas, com as oficinas respeitando o limite de vagas. Mais informações e programação detalhada no site: http://www.sesc-pe.com.br/hotsites/2011/leao-do-norte