Foram pouco mais de duas semanas em que o município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, viveu ao redor de uma intensa movimentação artística, com apresentações de espetáculos musicais, teatrais e de dança, além de outras atividades, como sessões de cinema e oficinas. Neste sábado (22), chega ao fim o projeto responsável por essa abrupta mudança no calendário cultural da cidade: o Aldeia Yapoatan.
A mostra tem seu encerramento com o Over12, que promoverá doze horas consecutivas de arte na Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes, tudo de forma gratuita. Às 10h, o local já será movimentado com intervenções circenses, que voltam a acontecer às 12h30, 13h30, 14h30, 15h, 17h, 19h, e 20h. A programação continua com a exibição do filme “O Pequeno Nicolau”, às 10h20 e do espetáculo “Quem Tem, Tem Medo”, às 11h20.
Na parte da tarde, o público poderá assistir as performances de Liana Gesteira, com “Topografias do Feminino” (13h); do Mágico Rafael, com “AbraCasaAbra” (14h); do Grupo Totem, com “Nicho – Portal do Imaginarium” (15h30); e do grupo Experimental de Dança Contemporânea, com o espetáculo “Zambo” (16h). Para completar a pauta teatral, Os Embromation fazem uma série de jogos de improviso, às 18h.
Para encerrar o Over12, as apresentações musicais. Às 17h30, o quarteto Tromboba sobe ao palco, seguido pelo grupo experimental Mojav Duo, do guitarrista Fred Lyra e do baterista Hugo Medeiros, que destilam fortes doses de Jazz contemporâneo, às 19h30. Terminando os trabalhos, a sambista pernambucana Karynna Spinelli apresenta músicas do seu mais recente trabalho, o “Morro de Samba”.
TEATRO – Nesta sexta-feira, serão apresentados os últimos espetáculos da Mostra Conexão Teatro, que acontece no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Souza Leão. Às 15h, a Portugal Produção encena o infantil “Guerreiros da Bagunça” (classificação: livre). Às 19h30, é a vez da comédia “Relações Enquadradas”, produzida pelo Grupo de Teatro Matraca (classificação: 16 anos). A entrada é gratuita.