Marçal Aquino, Alice Ruiz e Marina Colasanti são alguns dos nomes presentes na II Mostra Sesc de Literatura Contemporânea
Escritores novos e autores que já possuem estrada discutindo o que está em pauta no debate sobre Literatura. É o que propõe a II Mostra Sesc de Literatura Contemporânea, promovida de 23 a 26 deste mês no Sesc Santa Rita, no bairro de São José. O evento é gratuito e para participar basta se inscrever no setor de cultura da instituição, das 14h às 18h. Na programação do evento estão oficinas formativas, palestras e récitas.
A abertura da mostra será na quinta-feira, 24, às 19h, com a récita Oração pelo Poema, de Alberto da Cunha Melo pelo ator Quiercles Santana. Em seguida, os participantes poderão conversar com a escritora e jornalista, Marina Colasanti. O pesquisador de Literatura Lourival Holanda será o mediador. Na sexta-feira, 25, o poeta Miró inicia a noite com uma récita. Depois, o tema Quem tem medo do pós tudo? será debatido pelo músico, poeta e cronista Chacal, com mediação do cineasta Jomard Muniz de Brito.
Entre os novos nomes presente na mostra, os destaques são as autoras Adrienne Myrtes e Veronica Stigger. Adrienne é artista plástica e escreveu a novela juvenil A Linda História de Linda em Olinda, em parceria com o autor Marcelino Freire. Verônica é jornalista e pesquisadora. Os últimos livros lançados por ela foram Gran cabaret demenzial (2007) e Os anões (2010). As duas falam sobre o processo criativo às 14h, do sábado, 26. O jornalista Schneider Carpeggiani será o condutor da conversa. Em seguida, às 16h, Alice Ruiz, nome já conhecido, principalmente pelo trabalho feito com haicais, estará na mesaPoesia, poetas e personas junto com Frederico Barbosa, organizador de oficinas de criação poética e com o escritor Pedro Américo.
Ainda no sábado, último dia e também o mais intenso da mostra, no Canto para um Bacante, Josi Guimarães recita textos do poeta pernambucano Francisco Espinhara, a partir das 19h. Depois, o escritor Marçal Aquino, autor do livro Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios fala sobre cinema com o jornalista André Dib. A poeta Maria Rezende encerra a mostra, às 21h, com o recital Bendita Palavra.
Durante toda a mostra, o Sesc Santa Rita estará recebendo a instalação: “Espero Alegre a Saída e Espero não Voltar Jamais”, do Coletivo Casa de Criação (PE).
Oficinas de ilustração – Entre os dias 23 e 26, das 9h às 12h, haverá oficinas de ilustração ministradas por Myrna Maracajá, colaboradora da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. As oficinas serão no Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira.