Mostra contempla várias linguagens que abordam o corpo como expressão artística
Petrolina se destaca em Pernambuco pela intensa produção de grupos que trabalham a dança como ferramenta de expressão artística. Uma prova do reconhecimento dessa importância é a mostra Aldeia Vale Dançar 2012, promovida pelo Sesc Pernambuco desta quarta-feira (18), até o dia 27 de abril, com entrada gratuita para todos os espetáculos. A unidade de Petrolina já se apresenta como um centro de desenvolvimento da dança projetando diversos grupos no cenário nacional.
A Aldeia Vale Dançar é a mais nova Aldeia do Sesc Pernambuco, integrante do Palco Giratório. A mostra também vem fortalecer as ações formativas através de oficinas, palestras e seminários. Além disso, enriquece a rede de intercâmbio de artes cênicas do País, que é o cruzamento do Palco Giratório nas mostras locais. A mostra surgiu do crescimento e da consolidação do Festival Vale Dançar, promovido pelo Sesc Petrolina.
“A mostra contempla vários grupos que tiveram o processo criativo estimulado pelos eventos de dança que mantemos na cidade. Alguns espetáculos que surgem como solos e duos se tornam espetáculos depois de passarem pelo espaço de experimentação permitido pela Aldeia. Além disso, este é um evento em que todos os espetáculos abordam várias linguagens que usam a dança como expressão do corpo em movimento”, explica Jaílson Lima, supervisor de Cultura do Sesc Petrolina.
A programação conta com espetáculos tiveram a boa receptividade da crítica como Leve, Tempo Fragmento e Eu Vim da Ilha, vencedor do Prêmio Apacepe 2012. As apresentações acontecem de forma descentralizada e em vários pontos da cidade. Além da unidade do Sesc, a Ilha do Massangano, a Concha Acústica e o Mercado Central são pontos que recebem a mostra.
A abertura da Aldeia Vale Dançar acontece com a mostra pedagógica das oficinas de dança realizadas nas escolas. Logo após, tem o início o cortejo Dançando na Rua com participação do Afoxé Filhos de Zezé, de Juazeiro da Bahia, e dos Forrós Xaxado, Maracatujaba e Matingueiros, de Petrolina. O percurso começa às 18h no Sesc Petrolina e vai até a praça da Concha Acústica. O encerramento será com o OverDança: 12 horas seguidas de intervenções e apresentações de grupos e espetáculos de dança realizados no Sesc Petrolina no horário das 16h do dia 27 às 4h do dia 28 de abril. Confira a programação completa em www.sescpe.com.br/valedancar