Teatro, dança, cinema, fotografia, artes visuais, música, literatura, artesanato e culinária marcam presença na programação da VIII Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, de 3 a 18 de agosto, nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Realizado pelo Sesc Petrolina, a Aldeia é um desdobramento do projeto nacional Palco Giratório, e promove o intercâmbio artístico, qualifica a produção local e fomenta o gosto pelas mais variadas linguagens da arte.
Segundo o coordenador do Festival Aldeia do Velho Chico, Jailson Lima, as novidades desta edição são a ampliação da oferta de ações nas linguagens de artes visuais e literatura. “Este ano, estamos com uma programação mais forte de artes visuais e literatura, com exposições, mostras, performances, recitais, contação de histórias, lançamento de livros e conversas literárias”, diz Jailson. “Entre os convidados estão Elisa Lucinda, Marcelino Freire, Chico Pedrosa, Virgilio Siqueira, Claudete Galvão, Gil Vicente, Renato Valle e Manoel Veiga”, acrescenta.
Nesta sexta-feira (03), o Festival inicia com o Abre Alas Pro Velho Chico, um cortejo que sai do Sesc Petrolina às 16h, passa pelas ruas da cidade e segue em direção à Porta do Rio, com atrações nas mais variadas linguagens. Na Orla, acontecem as apresentações de Aurinha do Coco, Afoxé Filhos de Zaze, Baque Opará, Samba de Veio e Tio Zé Bá.
A programação do final de semana conta ainda com espetáculos teatrais e de dança, música, artes visuais, literatura, cinema e atividades formativas. Confira a programação completa no site http://www.sesc-pe.com.br/hotsites/2012/aldeiachico.