A segunda etapa do Sonora Brasil – Sotaques do Fole, projeto promovido pelo Sesc, segue com programação pelo estado, com apresentações pelas cidades do interior, até o mês de setembro. A próxima apresentação é no dia 25 de agosto (sexta-feira) em Surubim.
A atração principal desta etapa do projeto é o músico Gilberto Monteiro, que toca a gaita-ponto, também conhecida como fole de 8 baixos, que se assemelha ao acordeom. Nascido no extremo Sul do país, na cidade de Santiago (RS), o instrumentista será acompanhado na turnê pernambucana por Eduardo Cantero, no violão, e Fernando Gorrie, na percussão.
Considerado um dos mais importantes músicos gaúchos, o compositor oferece uma oportunidade rara no Nordeste de conhecer a gaita-ponto, que também sofre com a falta de artista que a utilizem. Músicas como Milonga para as missões, Pra ti guria e De lua e sol são algumas das composições executadas mundo afora e que fazem parte do repertório da turnê.
As apresentações ainda acontecem em agosto nas cidades de Caruaru (26), Belo Jardim (27), Garanhuns (28), Arcoverde (30), Buíque (31). Em setembro, vão às cidades de Ibimirim (1º), Floresta (2), Triunfo ( 3), Santa Cruz da Baixa Verde (dia 4) Bodocó (dia 6), Araripina (dia 7), Trindade (dia 8) e Petrolina (dia 9). O horário de cada concerto será sempre a partir das 20h, com entrada gratuita. Confira a programação completa do Sonora Brasil no site www.sescpe.com.br/sonora.