O BiblioSesc, caminhão itinerante cujo interior abriga uma biblioteca, chegou à cidade de Igarassu esta semana. A inauguração aconteceu na segunda-feira (16) e contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito, vice, secretários e vereadores do município. Já no primeiro dia, mais de 30 pessoas da comunidade do Loteamento Agamenon, onde a unidade móvel está, haviam se cadastrado e alugado livros. Todas as terças-feiras, a unidade retornará à Praça do Loteamento, onde os moradores poderão fazer empréstimos de livros, jornais, revistas e gibis disponíveis no acervo.
Há sete anos que o BiblioSesc percorre as cidades do país, levando leitura de todos os gêneros e diversão para pessoas de todas as idades. O projeto foi desenvolvido em 2005, e implantado primeiramente em Pernambuco ainda no mesmo ano. A proposta de levar um caminhão baú adaptado com estantes, mesa de atendimento e cinco mil exemplares de livros funcionou e o projeto foi adotado em todo o país.
Responsável pelo projeto no estado, Paula Alves comenta sobre as visitações nas cidades: “São firmadas parcerias com as prefeituras das cidades, para que a gente possa ocupar o logradouro (ruas) e utilizar energia elétrica para as instalações da biblioteca”, explica.
A partir daí, as pessoas podem ir ao local e fazerem sua leitura, além do cadastro para realizar empréstimos quinzenais, quando o BiblioSesc retorna à cidade. Em Pernambuco, são duas unidades móveis que atuam pelo projeto, percorrendo as cidades da Região Metropolitana do Recife e atendendo à demanda das cidades e do público, que varia de um local pro outro. A entrada é gratuita.