Foram prorrogadas até o dia 28 (sexta-feira) as inscrições para o ingresso na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM). A escola-residência está localizada no Rio de Janeiro e oferece ao jovem uma educação integral e gratuita por três anos, além de infra-estrutura completa, com professores dedicados e todo o ambiente que o jovem necessita para preparar sua entrada na universidade.
A escola é responsável pelas despesas com bolsa de estudos integrais, hospedagem, alimentação, urgências médicas e escolares, material didático pedagógico de uso coletivo e atividades extra-classes. Cabe à família cobrir despesas de deslocamento para traslados, roupas e acessórios para as atividades escolares. Além disto, o aluno recebe um computador (laptop) que estará ao seu uso durante os três anos de curso.
Para Pernambuco foram abertas 6 vagas, preferencialmente para dependentes de comerciários, com renda familiar bruta inferior a cinco salários mínimos, e que tenham cursado pelo menos dois terços do ensino fundamental em alguma escola pública ou do Sesc. Podem se inscrever qualquer jovem nascido entre 1º de janeiro de 1998 a 31 de dezembro de 2000, e que esteja cursando o último ano do ensino fundamental.
A seleção dos alunos será dividida em duas etapas: prova (com questões objetivas de matemática, português, ciências, história e geografia, além de uma redação) realizada dia 18 de agosto; e dinâmica de grupo/ entrevista com o candidato e seus familiares que acontecem de 15 de setembro a 26 de outubro. O resultado vai ser divulgado dia 19 de novembro.
Os interessados devem realizar as pré-inscrições no site www.escolasesc.com.br, onde está disponível o regulamento e o conteúdo das provas. Caso o candidato não tenha internet, ele deve se deslocar à qualquer unidade do Sesc e procurar o Setor de Educação de Jovens e Adultos. Após este período, os participantes devem confirmar suas inscrições, presencialmente, entre os dias 19 a 28 de junho, em qualquer unidade do Sesc, munidos da documentação comprobatória.