Amanhã (16), inicia mais uma edição do Sonora Brasil, projeto criado pelo Sesc em 1998, que prioriza o desenvolvimento histórico da música nacional. Neste ano, Pernambuco recebe o tema “Tambores e Batuques” e o primeiro representante é o grupo Raízes do Bolão, do Amapá.
O grupo apresenta o marabaixo, música e dança típicas do Amapá, associado a festividades da Igreja Católica em louvor a diversos santos como Santo Expedito, São Tiago e São José. São utilizados os tambores de marabaixo e são apresentados os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em troco de arvores e em pandeirões que remetem a influencias da cultura moura.
A primeira apresentação acontece amanhã (16), no Sesc Ler São Lourenço da Mata, às 20h. Em seguida o grupo segue pelo interior do estado apresentando-se nas cidades de Surubim (18), Caruaru (19), Belo Jardim (20), Garanhuns (21), Arcoverde (23), Triunfo (24) e Serra Talhada (26). A entrada é gratuita.
A programação completa está disponível no site do projeto.
Sonora Brasil | O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 16ª edição, o projeto apresenta os temas — Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea — que serão desenvolvidos no biênio 2013/2014, com a participação de quatro grupos em cada tema.
Em 2013, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, na 16ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional. Serão cerca de 450 concertos, em 128 cidades, a maioria distante dos centros urbanos. Todos os instrumentos que circularão com os grupos, são feitos artesanalmente de acordo com as tradições de cada comunidade.