Esta semana, o Sesc Pernambuco é palco para dois encontros técnicos nacionais. De hoje (7) até sexta-feira (11), os nutricionistas do Sesc de todos os estados do país se encontram para discutir sobre melhores práticas e compartilhar iniciativas exitosas no II Encontro Nacional de Nutricionistas. No mesmo período, técnicos de esportes e assistentes sociais de 10 estados brasileiros trocam experiências sobre como trabalhar com o público da terceira idade.
Os nutricionistas trazem dois temas do cenário atual para o debate: a obesidade e a sustentabilidade. A obesidade será tratada em dois momentos: na palestra Cantina Saudável, com Inês Rugani (UERJ) e na apresentação dos Departamentos Regionais do Sesc do Distrito Federal, Santa Catarina e Sergipe do projeto AvanSesc. Já a sustentabilidade será trabalhada na palestra Alimentação Coletiva – Restaurante do Comerciário – Enfoque Ambiental, com Welliton Popolim (Universidade Pulista / ASBRAN – SP), e nas visitas técnicas aos restaurantes do Sesc no RioMar Shopping e no Sesc Casa Amarela.
No Encontro de Avaliação Física, integrado com os técnicos de esportes e assistentes sociais, o debate gira em torno do trabalho com a terceira idade, aliando as práticas esportivas da atividade física e o trabalho social com idosos. Os dois encontros ainda discutem esse tema conjuntamente, falando sobre a nutrição para o público da terceira idade.
Pernambuco apresenta um projeto modelar nesta área, o Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso (Nasi), em funcionamento no Sesc Santa Rita. O projeto tem como objetivo intervir com ações de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida do idoso, tendo por princípio a prevenção, promoção e recuperação, mantendo-os com o maior grau de autonomia e independência possível em seu ambiente social, além de trabalhar as relações pessoais, a autonomia e a socialização de oerientações.