Inicia hoje (22), a Mostra Ascenso, Minha Língua! promovida pelo Sesc Santa Rita e pelo Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira. O objetivo do projeto é difundir, revisitar e refletir sobre a obra de Ascenso Ferreira, através de traduções intersemióticas, releituras e interpretações apresentadas nas linguagens da dança, teatro, fotografia, performance, grafite, música e gastronomia.
A programação já se encontra aberta com a intervenção em grafite de Augusto Barros Filho, que pode ser visitada no Sesc Santa Rita. Amanhã (23), às 13h, estações do Metrô se tornarão 10 estações para Ascenso. No dia seguinte, entre 18h30 e 19h, Poetas desembestam em busca de Ascenso!. Nessas ações, os poetas irão declamar, filmar e postar na internet suas interpretações de textos do homenageado, e também textos próprios que se referem ao imaginário do grande poeta.
O encontro de Lourival Holanda e Pedro Américo, no Sesc Santa Rita, às 19h30 do dia 23, proporciona uma análise mais teórica e crítica sobre a obra do poeta homenageado. E ao longo da programação, Juareiz Correya, biógrafo de Ascenso Ferreira, irá acompanhar as ações tecendo comentários para o documentário da Mostra.
Cida Pedrosa e Sennor Ramos explicam os caminhos da Mostra em um texto que diz : “O Sesc que homenageou o poeta dando seu nome para o Laboratório de Autoria Literária do Sesc Santa Rita, mais uma vez revisita a obra do autor. Dessa feita, a ideia é dividir Ascenso com muitas vozes e múltiplos olhares. Foram convidados artistas de várias linguagens, pois seu texto possibilita as mais diversas leituras e releituras. Esse é o espírito. Vamos comer, digerir, saborear o poeta e sua tão modesta estética”.