Entre os dias 21 a 30 de abril o Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco, do Sesc Petrolina, realiza sua sétima edição este ano. A abertura oficial do projeto acontece na segunda-feira (21), às 19h, na Ala de Exposição do Sesc, com a mostra fotográfica Dança em Foco: movimentos do Vale do São Francisco. Logo após terá a apresentação Sobre Mosaicos Azuis, de Januária Finizola (Recife – PE) e o show da cantora petrolinense Camila Yasmine.
O principal objetivo do Vale Dançar é gerar uma troca de experiências e aprendizados para o aprofundamento das discussões em torno da dança, em suas mais variadas vertentes. Através de oficinas, espetáculos, performances, mostras, exposição, circuito itinerante de dança e um seminário para movimentar os palcos, escolas, ruas e praças de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.
De 7 a 11 de abril, no pré-aldeia, os alunos das escolas Irmã Luiza, Anete Rolim, Francisco Xavier e Félix Manoel participaram de oficinas de iniciação em dança contemporânea e popular. Essas escolas receberam entre os dias 14 e 16 de abril, o Circuito Itinerante de Dança, com os espetáculos petrolinenses “Do Terrêro de Salu”, da Cia. Balançarte, e “Eu Vim da Illha”, da Cia de Dança do Sesc.
De 21 a 30 de abril, o Sesc, a Praça do Bambuzinho, em Petrolina – PE, e o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA, recebem o público para as apresentações artísticas de solos, duos e grupos de dança, além de performances e oficinas. Quatro intervenções urbanas acontecem em diferentes pontos da cidade, além da Travessia Poética, no dia 25, na Porta do Rio.
Outro destaque da programação é o Seminário Pensamento de um Corpo que Dança, entre os dias 28 e 30, das 16h às 18h, sobre os processos criativos. A ação formativa conta com a participação de diversos palestrantes, orientação de Jailson Lima e mediação de Thianny Martins.