Nesta quarta-feira (29), Pernambuco recebe o Dia do Desafio, um projeto mundial para incentivar a prática do exercício físico. No projeto, várias cidades do mundo competem simultaneamente mobilizando o maior número de pessoas a fazer exercícios físicos ao mesmo tempo.
Este ano, 22 cidades pernambucanas participam da competição: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Triunfo, Petrolina, Camaragibe, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buíque, São Lourenço da Mata, Brejão, Casinhas, Lagoa Grande, Ouricuri, Paudalho, Pesqueira, Santa Cruz da Baixa Verde, Trindade, Tupanatinga e Vertente do Lério. Elas enfrentam cidades do Brasil, de Cuba, da Costa Rica, Guatemala e Bolívia.
Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos, associações, empresas, escolas. Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Ganha quem conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.
Durante todo o dia, as unidades do Sesc estarão com uma programação especial em vários pontos das cidades participantes, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas. “É gratificante perceber a evolução do Dia do Desafio e a forma contagiante de como o projeto agrega valor para a qualidade de vida das pessoas que modificam seus hábitos em favor da saúde com o lazer saudável”, comenta a diretora da Divisão de Atividades Sociais do Sesc PE, Silvia Cavadinha.