Em sua primeira edição, o evento reúne literatura, música, teatro e oralidade em homenagem ao mês do livro
Nos próximos dias 28, 29 e 30, o Sesc Santo Amaro promove o I Festival de Contação de História: Amaro Conta Histórias. As atividades são gratuitas e acontecem nos turnos da manhã e da tarde, divididas entre a biblioteca Gilberto Freyre, o salão de festas e o teatro Marco Camarotti, em Santo Amaro. São destaques da programação as escritoras Lenice Gomes e Franci Palhano, que tratam a literatura com leveza poética e tons de responsabilidades ambientais.
Promovida pelas equipes de Biblioteca e Cultura da unidade, a iniciativa celebra o Dia Nacional do Livro, comemorado dia 18 (em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato), e o Dia Mundial do Livro, comemorado dia 23, oferecendo ações de incentivo à prática da leitura através de momentos de bate papo com escritores, workshops sobre técnicas de relembrar histórias, contações e apresentações teatrais. Os temas literatura de cordel, musicalidade, oralidade e encenação também serão desenvolvidos nas atividades propostas.
Segundo a coordenadora, Marcia Rodrigues, o objetivo da programação diversificada é atingir diferentes públicos ligados à contação de histórias. “Queremos a participação do jovem, que pode aproveitar o bate papo de literatura de cordel para linkar com o rap, que possui rimas, por exemplo. No workshop de contação, o objetivo é que participem pais e mães que queiram aprender um jeito diferente e mais envolvente de contar histórias, assim como professores e curiosos”, explica.
Haverá ainda, doações de livros da escritora Franci Palhano, pela CPRH em parceria com o Arte Educador Paulo André Viana, além do intercambio Cultural com o Grupo Contadeira de Qim Qim, do município do Ipojuca. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, sujeito a lotação dos espaços.