A partir do dia 14, o circuito de música nacional – Sonora Brasil, traz às unidades do Sesc Pernambuco o Quarteto Belmonte (RJ), com apresentações gratuitas em 12 cidades do Estado. A programação faz parte da 17ª edição do Circuito Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, o maior projeto de circulação musical do país promovido pelo Sesc.
Os municípios que receberão o festival serão: Petrolina (dia 14, 20h), Araripina (15, 20h), Bodocó (16, 20h), Triunfo (17, 20h30), Pesqueira (19, 20h), Buíque (20, 20h), Arcoverde (21, 20h), Garanhuns (22, 19h30), Caruaru (24, 20h), Surubim (25, 20h), Goiana (26, 20h) e São Lourenço da Mata (28, 19h30).
O grupo carioca, Quarteto Belmonte, representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas, e foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmara que atuam na cidade do Rio de Janeiro.
O quarteto é formado por Márcio Sanchez (violino), integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Ubiratã Rodrigues (violino), integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – Ópera & Repertório; Dhyan Toffolo (viola), integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica; e Janaína Salles (violoncelo), integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (RJ), todos com histórico de experiências internacionais de formação e no campo artístico.
Sonora Brasil – O Sonora tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.