Pernambuco tem 6 vagas para bolsas de ensino integral e gratuito para formação da turma de 2015
De 2 a 25 de maio, jovens de todo o país podem se inscrever para o processo admissional que irá preencher as vagas para Escola Sesc de Ensino Médio (Esem) para o ano letivo de 2015. A escola-residência, inaugurada em fevereiro de 2008 no Rio de Janeiro, oferece educação integral e gratuita durante os três anos de formação no Ensino Médio. Além de primar pelo ensino de excelência, o projeto proporciona infraestrutura completa e professores com dedicação integral para garantir o desenvolvimento completo dos jovens e prepará-los para o ingresso na universidade.
Os interessados devem realizar a pré-inscrição até o dia 25 de maio, 18h (horário de Brasília), pelo site http://www.escolasesc.com.br/ onde está disponível o regulamento e o programa de conteúdo das provas. São 159 vagas distribuídas entre Regionais do Sesc. Para Pernambuco, estão destinadas 6 vagas, preferencialmente para dependentes de comerciários, com renda familiar bruta inferior a cinco salários mínimos, e que tenham cursado dois terços do Ensino Fundamental em escola pública ou do Sesc.
Podem se inscrever qualquer jovem nascido entre 1º de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2001 e estar cursando o último ano do Ensino Fundamental. Os candidatos devem confirmar a inscrição presencialmente, em qualquer unidade do Sesc, entre os dias 26 de maio e 6 de junho, munidos da documentação comprobatória. Os alunos são selecionados através de: prova (com questões objetivas de matemática, português, ciências, história e geografia, além de uma redação) a ser realizada no dia 3 de agosto; verificação de pré-requisitos e dinâmica de grupo / entrevista com o candidato e seus familiares, que acontecem de 8 de setembro a 3 de outubro. O resultado final será divulgado em 3 de novembro.
A Escola Sesc de Ensino Médio arcará com bolsas de estudos integrais, hospedagem, alimentação, urgências médicas escolares, material didático-pedagógico de uso coletivo e atividades extra-classe propostas pela escola. A família tem de cobrir apenas as despesas com deslocamento para os traslados, roupas e acessórios para as atividades escolares. A escola conta com a tecnologia wireless (internet sem fio) e cada aluno terá seu computador individual (laptop), para uso durante todo o período escolar. O laptop ficará com o aluno após os três anos do Ensino Médio.
As aulas e atividades acadêmicas ocorrem em horário integral, de segunda a sábado, complementadas por atividades profissionalizantes, acadêmicas e de lazer, realizadas nos finais de semana. A escola terá dois recessos longos (julho/agosto e dezembro/fevereiro), quando os alunos devem, obrigatoriamente, deixar as instalações da Esem.