O Sesc Pernambuco, em parceria com o Instituto Walmart (IWM) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), promoveu o Diálogo Caravana – uma iniciativa do IWM que visa estimular a interação e a criação de novas ideias para organizações de cunho social. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no Sesc Santo Amaro, e contou com a presença de mais de 40 instituições, das quais 23 delas são atendidas pelo Programa Banco de Alimentos do Sesc PE.
O objetivo do encontro foi apresentar o Guia para Gestão de Organização Sociais de Base Comunitária, elaborado pelo IWM, em parceria com Sesc/Banco de Alimentos/Mesa Brasil e apoio técnico do IADH.
O guia foi criado para apoiar e intermediar a formação de das organizações que atuam com projetos sociais em comunidades carentes.
“O Diálogo Caravana demonstra a sinergia de pensamentos entre o Projeto Banco de Alimentos/Mesa Brasil e o Instituto Walmart. A intenção nada mais é do que reunir essas instituições atendidas na expectativa do intercâmbio de experiências e ideias, para que estas se fortaleçam cada vez mais”, declarou o representante do Departamento Nacional do Sesc, René Castro.
Na ocasião, foram discutidos cinco módulos: Modelo de Gestão e Planejamento, mediado pela socióloga Tânia Zapata; Gerenciamento de Projetos, com Adriana Mariano, Gerente do Instituto Walmart; Elaboração de Relatórios e Documentação, com mediação da cientista política Andrea Sales; Prestação de Contas, com Iza Chaves, Gerente da ONG Auçuba; e Comunicação e Divulgação, mediado por Patrícia Paixão, Diretora do IADH.
Para Carolina de Paiva, Gerente do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (CAG-PE), fechar uma parceria com o Sesc, através do Banco de Alimentos, trouxe à instituição um conjunto de benefícios que resultou no aumento de atendimentos. “O Banco de Alimentos do Sesc potencializou o funcionamento do GAC-PE. Hoje atendemos aproximadamente 70 crianças, graças a essa parceria fidelizada”, enfatizou Carolina.
A Coordenadora Pedagógica do Instituto Espírita Allan Kardec e Lar Ceci Costa, Carmem Espiúca, comenta sobre a importância do evento no desenvolvimento das instituições. “Acho que a maior dificuldade das ONGs é conseguir manter o funcionamento nos momentos de crise. É por isso que procuramos participar de programas como este para aprender e descobrir soluções que nos ajude a enfrentar os problemas”, afirma.