Na próxima segunda-feira (15), tem inicio na unidade do Sesc Arcoverde a Mostra Brecht no Cinema. São exibidos, às 19h, com entrada gratuita, os principais trabalhos no cinema do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, um dos grandes pensadores da contemporaneidade.
O primeiro filme exibido, dia 15, é “A Ópera dos três vinténs” (1931; classificação:12 anos), uma versão restaurada da famosa adaptação de G.W.Pabst para o lendário musical de Brecht. A história ocorre em Londres, na virado no século XIX para o XX. Mack, conhecido como “A Faca”, é um bandido da época, casa-se com Polly, sem que seu pai Peachum saiba.
Na quarta-feira (17), o filme “Kuhle Wampe” (1932; classificação:14 anos), conta a história de uma família operária durante uma crise econômico na República de Weimar é apresentado. O roteiro de Bertolt Brecht e Ernst Ottwalt tornou-se um marco do cinema político-social.
No dia 18, são apresentados “Os Mistérios de uma barbearia” (1923; classificação:14 anos). O filme se passa numa barbearia, onde clientes aguardam enquanto um aprendiz preguiçoso, interpretado pelo famoso ator alemão Karl Valentin, dorme. Após, tem início o filme “Como vive o trabalhador berlinense” (1930; classificação:14 anos), realizado antes de Kuhle Wampe, o curta metragem é uma denúncia contundente sobre as condições de vida do trabalhador na capital alemã.
No ultimo dia é marcado pela exibição do curta-metragem “Os Carrascos também morrem” (1943;classificação:12 anos), conta a história de um nazista assassinado na Tchecoslováquia, como represália a Gestapo começa uma sangrenta caçada.
O artista – Bertolt Brecht foi um dramaturgo alemão do século 20. Nascido em Augsburg no dia 10 de fevereiro de 1898, era também médico, poeta e encenador com forte estilo contemporâneo e muitos trabalhos teóricos.