O projeto estreia na capital do Agreste com mais de 50 serviços de saúde e cidadania
A população de Garanhuns recebe nesta sexta (26), sua primeira edição do Projeto Colméia – Feira de Saúde e Cidadania. Fruto de uma iniciativa do Sesc Pernambuco, em parceria com a Prefeitura da Cidade, a feira vai oferecer mais de 50 serviços de saúde e cidadania, ações educativas e preventivas gratuitamente à população, das 8h às 17h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A expectativa é realizar cerca de seis mil atendimentos através das parcerias com órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas que apóiam a ação.
Entre os serviços de saúde oferecidos estão testes rápidos de colesterol, glicose, HIV/AIDS, vacinação, aferição de pressão arterial, orientação de saúde bucal, entre outros. O Colmeia contempla ainda serviços de beleza e bem estar como cuidados com a pele e massagem.
Além disso, a população contará também com serviços da Compesa e Celpe, emissão de alguns documentos, informações sobre programas sociais, orientações sobre a legislação e educação no trânsito. Orientações jurídicas, oficinas, apresentações teatrais, aulas de dança e ginástica laboral também estarão disponíveis para os visitantes da feira.
Colmeia – É um dos projetos de maior referência do Sesc Pernambuco, que une ações educativas e preventivas, com a intenção de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população. Desde 1998, quando surgiu, no Recife, o projeto já obteve cerca de um milhão de atendimentos. O interior do estado recebe as ações desde 2003. Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde, e Camaragibe são as cidades que já recebem a feira. Para a Coordenadora de Educação em Saúde e Meio Ambiente, Mônica Regina dos Santos, “O objetivo do projeto é promover ações de saúde, assistência social e cidadania de cunho educativo e preventivo voltadas aos diversos segmentos sociais”.