Desde a última sexta-feira (17), o Sesc Garanhuns promove a Mostra Coletiva de Gravuras – Gráfica Lenta. O projeto reúne os trabalhos de mais de vinte artistas pernambucanos expondo apenas gravuras, na galeria de artes Ronaldo White. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9h às 21h, com mediadores e agendamento de escolas da região. A entrada é gratuita.
A exposição, em caráter de ateliê coletivo, traz as gravuras do grupo recifense Gráfica Lenta, parte delas inéditas. Além das obras, o visitante pode encontrar algumas matrizes, ferramentas e outros utensílios, conhecendo todo o processo de criação das gravuras e as características de cada artista participante.
O grupo – Com o lema: “A prensa é inimiga da perfeição”, a Gráfica Lenta surgiu por iniciativa do artista Maurício Castro, em abril de 2014. O grupo além de produzir gravuras, tem um posicionamento político e social que preza por uma desaceleração. Os artistas se encontram semanalmente no quintal da Maumau, espaço de convergência artística em Recife, numa intensa produção de gravuras em linóleo.