A partir desta sexta-feira (14), o Sesc Casa Amarela realiza a primeira edição do projeto de artes plásticas Expresso de Rua. A iniciativa apresenta uma intervenção e 15 obras produzidas por alunos na unidade. O público poderá conferir os trabalhos até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A visitação é gratuita.
O objetivo do projeto é aproximar a arte clássica da pintura em tela ao contemporâneo do grafite, fomentando a importância da democracia artística. A intervenção exposta se trata de uma pintura mural que retrata os fragmentos do cotidiano dos alunos. Uma parede interativa estará disponível para que os visitantes possam deixar o seu registro no local.
“O projeto faz parte do trabalho de conclusão do estágio de artes plásticas de Silvio Ribeiro. Ele foi elaborado em dois anos. Em 2003, foram realizadas várias rodadas de conversa e observações das aulas de pinturas em tela iniciante e avançado. Já em 2014, houve encontros mensais e os alunos desenvolveram o livro do artista, registrando tudo o que aconteceu de importante durante o dia, bem como, o que vinham na rua. Tudo isso resultou em um painel interativo onde estarão expostas as obras dos alunos que passaram por um processo de intervenção de artistas grafiteiros”, explicou a professora de artes do Sesc Casa Amarela, Fabiana Rocha.