O curso é pioneiro no país e uma parceria entre Senac e Sesc PE
Na última quarta-feira (17), o Sistema Fecomércio / Senac / Sesc – PE formou a primeira turma do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais, oferecido pelo Senac em parceria com o Sesc, na Escola de Restauro Frei Galvão, no Sesc Ler Goiana. A formatura aconteceu no Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, com uma mostra especial para apresentar ao público e convidados o trabalho desenvolvido desde maio, e contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio PE, Josias Albuquerque.
A turma, com 14 alunos, forma-se com competências para auxiliar na elaboração e execução dos projetos de restauração e conservação, através do reconhecimento do valor histórico de uma obra, garantindo suas características originais conservadas durante décadas ou séculos. É um profissional que pode atuar em instituições públicas ou privadas, museus, igrejas, galerias de arte, em obras do acervo urbano-arquitetônico edificado na cidade, entre outros espaços culturais.
Esta é a primeira turma do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais do Senac no país, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho em uma área carente de mão de obra. Os alunos trabalharam nas obras do Museu de Arte Sacra, no Sesc Ler Goiana, que foram doadas pela Diocese de Nazaré, com o aval do IPHAN, em convênio assinado em outubro de 2013. As obras sacras são dos séculos XVII, XVIII e XIX, originárias do 1º Museu de Arte Sacra da America Latina.
Dois alunos do curso já trabalhavam com arte sacra e fizeram o curso para se aperfeiçoar e obter a certificação. Newton Alves da Silva e Manoel Timóteo da Silva desenvolvem um trabalho chamado “A Imaginária e sua Iconografia”, com pinturas e esculturas sacras, desde 2009, e já realizaram exposição em Olinda, Recife e na Paraíba. Este ano, após a conclusão do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais, foram convidados pela Fundação Maria Nóbrega para expor os seus trabalhos em Florença (Itália) e na Romênia.
Newton Alves é formado em sociologia, mas sempre trabalhou com arte em paralelo a sua atividade profissional, para ele a certificação é um ponto importante do curso oferecido pelo Senac. “O curso confirmou o que já sabíamos e abriu muito o leque para nós, além de possibilitar a nossa certificação”, afirmou durante a formatura. Entre as peças que estavam expostas na Mostra Especial, duas esculturas eram de sua autoria: Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Carmo.
Já Manoel Timóteo trabalha com arte desde os 12 anos de idade, mas com uma linguagem mais pop, fazendo trabalhos inclusive de moda, com estamparia para estilistas. Ao conhecer Newton Alves se interessou por arte sacra e juntos começaram a desenvolver réplicas e estudar o assunto. “O curso do Senac e do Sesc me proporcionou ferramentas para utilizar na minha obra, além de me fazer dar mais valor a arte sacra”, explicou Timóteo.