Em recente visita à sede do Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco, o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN), sediado em Recife, acompanhou de perto o trabalho do programa que visa a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza. Conselheiras e funcionárias do CRN foram recepcionadas pela gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga, e a coordenadora, Ely Chaves, que apresentaram as instalações, ações e procedimentos do Banco.
Durante a visita pelas instalações, o grupo pode observar a estrutura de armazenamento dos mantimentos, pátio, câmaras de refrigeração, área de carga e descarga, caminhões, além de acompanhar o recebimento dos mesmos, já que no momento o Banco recebia doações da Cooperativa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado de Pernambuco (COOPEAFA).
Na ocasião, a gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga, falou sobre a importância da atuação do profissional nutricionista no programa, destacando que o trabalho do Banco de Alimentos vai além de intermediar a doação de alimentos. “O programa reúne uma equipe multidisciplinar que trabalha junto às instituições beneficiadas promovendo orientações quanto à manipulação e aproveitamento total dos alimentos, avaliação nutricional, palestras educativas na área de saúde, cidadania e ações recreativas e culturais”, detalha Isolda.
Segundo a vice-presidente do CRN, Leopoldina Sequeira, foi muito interessante conhecer o trabalho social do programa de perto acrescentando que o banco de alimentos é um instrumento voltado para garantia da segurança alimentar e nutricional da população, principalmente aquelas que estão em vulnerabilidade social. “É preciso educar a população para diminuir o desperdício e as oficinas que o Sesc promove, via banco de alimentos, são de grande importância, porque levam praquela população, seja os beneficiários ou fornecedores, a importância do alimento”, conclui Leopoldina.
O encontro resultou em uma parceria firmada para promoção de ações conjuntas de atendimento nas quais a população receberá orientações de alimentação saudável, avaliação do estado nutricional e atendimento rápido.
Sobre o Banco – Em nível nacional, o Banco de Alimentos é um dos modelos de atuação do Mesa Brasil Sesc – Rede Nacional de Solidariedade e Cidadania. Um programa de responsabilidade social do Sesc que atua para diminuir o abismo da desigualdade social no país, minimizando os efeitos da fome e da desnutrição. Em Pernambuco, além do Recife e Região Metropolitana, o Banco de Alimentos atende aos municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina, através de filiais instaladas nas unidades do Sesc nessas cidades.