O Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, do Sesc Garanhuns, lança sua programação 2015 nesta terça (28). Na ocasião, o premiado escritor pernambucano Helder Herik inicia as atividades da ação “Com a palavra, o escritor”, que este ano conta com a presença de grandes nomes do cenário nacional, como Antônio Torres, autor de uma obra expressiva que abrange 17 livros e membro da Academia Brasileira de Letras; o mineiro Luiz Ruffato, ganhador do prêmio APCA e o Machado de Assis, da Biblioteca Nacional; e a Débora Ferraz, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, todos pela primeira vez em Garanhuns.
Escritores pernambucanos que destacam-se no panorama contemporâneo também integram as atividades. O escritor, crítico de arte e cineasta Fernando Monteiro promoverá uma conversa sobre Literatura e Cinema, e o Walther Moreira, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura, discutirá sobre as narrativas curtas, em diálogo com o escritor garanhuense Nivaldo Tenório.
Além desta atividade, o laboratório continua com as ações direcionadas ao público infantil. Cumprindo com a missão de aproximar a literatura dos pequenos leitores, a partir dos seus primeiros anos de vida, a atividade “Um escritor em minha escola” proporciona um encontro entre autor, leitor e obra. Importantes escritores da literatura infantil, como Lenice Gomes, Telma Brilhante e Sônia Bierbard, participarão desses momentos.
Em parceria com as universidades (Universidade Federal Rural de Pernambuco / UAG e Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns), a grade contemplará o público acadêmico, através da “Itinerância Literária”, promovendo diálogos sobre o panorama da literatura pernambucana contemporânea, com a presença de Raimundo Carrero e Luzilá Ferreira.
Para garantir a continuidade das ações formativas, serão ofertadas oficinas e cursos no decorrer do ano, com enfoque no fomento a produção autoral.
Em novembro, a 4ª edição da Mostra Literária Luzinette Laporte, trará grandes novidades, apresentando um novo formato, mais descentralizado e interagindo com outras linguagens artísticas, através de exposições e ações nas ruas da cidade.