Criado em 2005 pelo Sesc Pernambuco e adotado em todo o país, o projeto BiblioSesc leva um mundo novo de histórias e conhecimento para crianças e adultos de bairros e municípios onde o acesso a leitura é quase zero. Uma biblioteca volante, um caminhão baú adaptado com estantes repletas de livros e gibis que já realizou mais de 24 mil empréstimos e 115 mil atendimentos nestes 10 anos de atuação.
O projeto conta com um acervo de 5 mil exemplares de livros, nas mais diversas áreas do conhecimento: literatura brasileira, infantil, juvenil, estrangeira traduzida, política, culinária, filosofia, artes, musica, biografias, viagens e turismo. “A proposta do projeto é atender as comunidades onde exista a carência dos serviços de biblioteca, possibilitando acesso a informação e contribuindo para o aprimoramento intelectual de quem utiliza o serviço”, evidencia Paula Alves, coordenadora do BiblioSesc em Pernambuco.
O Sesc conta com duas unidades móveis que circulam na Região Metropolitana de Recife e Zona da Mata, em intervalos de 15 dias sempre voltando para o mesmo ponto, para realizar empréstimos de livros, leituras de jornais, revistas, gibis e também proporcionar pesquisas. As pessoas fazem a carteirinha de usuário e podem pegar gratuitamente os exemplares emprestados para ler em casa e depois devolvê-los após 15 dias.
Dentre os municípios que já foram atendidos pela unidade móvel estão: Olinda, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Paulista, Camaragibe, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca (Estaleiro Atlântico Sul), São Lourenço da Mata e Igarassu. Em 2014, o Sesc Pernambuco recebeu a segunda unidade que atende a região da Mata Norte, nas localidades de Itambé, Ferreiros, Tejucupapo, Itaquitinga, Ferreiros e Condado.
Para a cidade ser contemplada pelo projeto, é necessário que seja firmada uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesc, para que o BiblioSesc possa ocupar a rua e utilizar a energia elétrica.