Entre os dias 26 e 29 de agosto, o Sesc Santo Amaro recebe o projeto O Recife Assombrado. O encontro pretende levar ao público o conhecimento, de forma lúdica, sobre os mitos típicos da cultura oral pernambucana e sobre a literatura imaginativa.
O Recife Assombrado tem o objetivo de resgatar e divulgar o imaginário popular pernambucano, no aspecto particular das lendas e histórias de assombração, e também de fomentar expressões literárias voltadas para o fantástico e o insólito.
A programação contará com uma série de palestras associadas e representações teatrais durante os quatro dias de evento. A curadoria será do o jornalista e escritor Roberto Beltrão e direção artística de Paulo André Viana. No último dia, os editores Roberto Beltrão e André Balaio farão uma apresentação pública do site O Recife Assombrado, seguido de um sorteio de livros e camisetas com a platéia.
O Recife Assombrado | Iniciado no ano de 2000, a iniciativa começou com uma página na internet (www.orecifeassombrado.com) que foi apontada como um dos dez melhores sites de Pernambuco. Em 2004 se tornou o primeiro produto concebido para web a receber o certificado de “Amigo que abraça as causas do folclore e da cultura popular” concedido pela Fundação Joaquim Nabuco. A partir do conteúdo do site, foram produzidos três livros: “Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado” (2002), “Estranhos mistérios d’O Recife Assombrado” (2008), e “Malassombramentos” (2010) – todos publicados pelas Edições Bagaço. Em 2014, com o fomento do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), foi publicado o álbum ilustrado “Histórias em Quadrinhos d’O Recife Assombrado”.
Confira a programação:
Quarta-feira, 26 de agosto – das 14h30 às 17h – Teatro Marco Camarotti: Palestra com Roberto Beltrão sobre as lendas assombradas mais curiosas e medonhas de Pernambuco. Beltrão é um dos editores d´O Recife Assombrado e publicou em 2014, pela editora Massangana, o “Almanaque Pernambucano do Causos, Mal-assombros e Lorotas”.
Quinta-feira, 27 de Agosto – das 14h30 às 17h – Teatro Marco Camarotti: Palestra com o professor de Letras da UFPE André de Sena sobre a literatura fantástica em Pernambuco. Sena é Doutor na área de Teoria Literária e estudioso das narrativas insólitas, com diversos temas publicados sobre o tema.
Sexta-feira, 28 de Agosto – das 14h30 às 17h/ Teatro Marco Camarotti: Palestra com o escritor e editor d´O Recife Assombrado André Balaio sobre a tradição das assombrações e monstros nas Histórias e Quadrinhos. Balaio é um pesquisador do tema e publica HQs como roteirista. Seu trabalho mais recente foi o álbum “A Rasteira da Perna Cabeluda”.
Sábado, 29 de Agosto – das 16h30 às 19h30 – Salão de Festas: Encenação para apresentar alguns dos “malassombros” mais assustadores da nossa cultura popular, como a “Galega de Santo Amaro”, “A Cumadre Fulozinha”, o “Papa-Figo” e a “Velinha da Caxangá”.