O Teatro Marco Camarotti, Sesc Santo Amaro, recebe próxima quarta (9), das 13h às 17h, o Fórum Tabagismo. Com o tema “Por um mundo livre do cigarro”, o evento traz aos participantes atividades lúdicas, palestras e promove o debate acerca do combate ao fumo. A inscrição pode ser realizada no Sesc Santo Amaro (na sala de trabalho com grupo/educação em saúde), das 10h às 16h, através de um 1kg de alimento não perecível.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.
Em 29 de agosto se estabeleceu o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data para alertar os malefícios causados pelo tabagismo. O Sesc Pernambuco realiza sistematicamente em suas Unidades Operacionais, fóruns, palestras e orientações, buscando disseminar informações que venham reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O Fórum Tabagismo, realizado no Sesc Santo Amaro em parceria com o Distrito Sanitário, é mais uma dessas iniciativas.