Neste mês, os municípios de Garanhuns e Arcoverde recebem o Projeto Colmeia: Feira de Saúde e Cidadania, que oferece serviços sociais, de orientação jurídica e saúde. O projeto é gratuito e atende à comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população, unindo ações educativas e preventivas.
Nesta quinta-feira (22), o Colmeia marcará presença na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, das 8h às 17h. O projeto conta com mais de 40 parceiros e irá oferecer atividades como: teste de acuidade visual; aferição de pressão e IMC; orientações sobre hipertensão arterial e diabetes; prevenção ao câncer de mama e colo do útero; avaliação odontológica, aplicação de flúor e atendimento médico; triagem de catarata; orientações sobre alimentação, higiene bucal e aplicação de flúor; massagem relaxante e alongamento; avaliação física funcional, entre outras.
Nos dias 28 e 29 de outubro, o projeto aporta na unidade do Sesc em Arcoverde, localizado na Rua Capitão Arlindo Pacheco, 364, Centro. Entre as ações oferecidas estão: exame de mamografia, aferição de pressão, teste de glicemia, exame de vista, atividade terapêutica, emissão de segunda via de certidão de nascimento, entre outros. Como nos últimos anos, o projeto irá realizar mais um “Casamento Comunitário”, com efeito civil para os casais que desejam oficializar ou efetivar sua união gratuitamente. Neste ano, o destaque ficará por conta da Feira de Adoção de Animais, onde os animais doados já saem vacinados e com agendamento para castração. O funcionamento das atividades é das 9h às 16h.
O Projeto – O Projeto Colmeia foi criado em 1998 com o intuito de assegurar a promoção da saúde destinada à clientela comerciária e à comunidade em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Acontece nas cidades de Caruaru, Camaragibe, Garanhuns, Arcoverde, Recife e Petrolina e conta com cerca de 50 serviços de saúde e cidadania, todos gratuitos.