Última etapa deste ano do projeto terá apresentações dos grupos Núcleo Atmosfera, do Maranhão, e Estação Teatro, do Rio Grande do Norte
O Palco Giratório, que completou 18 anos em 2015, chegou à última etapa desta edição. A partir de amanhã (quarta-feira, 11), o projeto vai circular nas cidades do Recife, Arcoverde, Bodocó, Araripina e Triunfo, com espetáculos de dois grupos, um do Maranhão e o outro do Rio Grande do Norte.
Para iniciar o intercâmbio cultural promovido pelo projeto, o grupo Núcleo Atmosfera, do Maranhão, realiza o Pensamento Giratório, um bate-papo com estudantes e artistas recifenses, às 19h, no Sesc Casa Amarela. O local tem capacidade para 60 pessoas. Em seguida, no dia 12 de novembro, o grupo leva até a quadra de esportes da Praça do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, o espetáculo de dança Divino, às 19h30. A capacidade do local é de 500 pessoas. O espetáculo busca, através da arte, explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes e desencadeia um processo híbrido, incorporando a cultura popular maranhense a um baú de linguagens artísticas. As ações são gratuitas.
O grupo segue para mais quatro municípios pernambucanos: Arcoverde, Triunfo, Bodocó e Araripina. No primeiro, o Núcleo Atmosfera realiza oficina de teatro com artistas e alunos de cursos de artes, nos dias 14 e 15 de novembro, às 18h, na unidade do Sesc Arcoverde. Serão oferecidas 15 vagas. Nos dias 16 e 17 de novembro, o grupo continua com a apresentação do espetáculoDivino, na Estação da Cultura e em frente à Igreja Santa Terezinha da Cohab I, respectivamente, às 20h.
Em Triunfo, no dia 19, o grupo se apresenta no Pátio de Eventos Maestro Madureira, às 20h. No dia 20 de novembro, na cidade de Bodocó, o Núcleo Atmosfera apresenta a montagem às 20h, na praça da Igreja da Matriz. Em Araripina (21), a companhia vai passar pela Igreja da Matriz da cidade, às 19h. Todas as apresentações serão gratuitas.
Grupo Estação de Teatro
O grupo potiguar leva para a cidade de Arcoverde dois espetáculos de teatro: Guerra, formigas e palhaços e o Estação de Contos. O primeiro conta a história de um sargento e um soldado do exército, últimos remanescentes de um batalhão em combate, que se perdem no meio de uma guerra, mas terminam se encontrando para defender seu último território. Sem reforços, eles se deparam com uma ajuda que pode carregar o último fio de esperança. O grupo apresenta a história nos dias 14 e 15 de novembro, no Espaço Escadaria, localizado no Sesc Arcoverde, às 20h. As entradas custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O local tem espaço para 200 pessoas.
A segunda peça, Estação de Conto, é uma narrativa de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelos atores Caio Padilha, Nara Kelly e Manu Azevedo. O grupo encena a montagem no dia 15, às 16h, no bairro Tamboril. A entrada é gratuita. Já nos dias 16, das 18h às 22h, e 17, das 15h às 19h, o grupo ministra oficina de encenação para 20 pessoas, entre artistas e estudante de artes, no Teatro Geraldo Barros, localizado no Sesc Arcoverde. A entrada é gratuita.