Para promover o conhecimento e a educação de crianças, adolescentes e adultos através da leitura, o Sesc em Pernambuco realiza anualmente o projeto Feira Sesc do Troca-Troca de Livros. A Feira acontecerá no dia 23 de janeiro de 2016, no Ginásio da unidade do Sesc Santo Amaro, das 8h às 11h, mas a arrecadação dos livros que estarão disponíveis para o projeto já está acontecendo. O recebimento de doações de livros didáticos e de literatura para a 11ª edição da Feira Sesc do Troca-Troca de Livros está sendo realizado nas unidades Sesc da Região Metropolitana até o dia 20 de janeiro. O projeto é uma ótima oportunidade de economizar na compra de livros didáticos e de literatura, em um momento de grandes gastos gerados pelo início do ano letivo. A ação é aberta ao público, mas é necessário fazer uma doação para participar.
Cada livro entregue dá direito a um cupom para ser trocado no evento, sábado, 23 de janeiro. Os leitores podem participar com doações de até 20 títulos, recebendo o vale de acordo com a publicação que doou. Só serão aceitos livros didáticos em bom estado de conservação, a partir do 6° ano (antiga 5° série) e editados a partir do ano de 2012. A dinâmica é simples: livros didáticos serão trocados por outros didáticos e ocorre da mesma forma com livros de literatura, que só deverão ser trocados por outros do mesmo tipo. Os livros podem ser doados até o dia 20 de janeiro nas bibliotecas do Sesc Santa Rita, Santo Amaro, Casa Amarela ou Piedade, e nos Sesc Ler Goiana e São Lourenço da Mata. No projeto, apenas participam aqueles que tiverem realizado a doação e estiverem com o cupom da troca.
As obras serão analisadas no ato da entrega pelo profissional responsável no atendimento da biblioteca. Não serão aceitos livros mofados, sujos, deteriorados, rasgados, títulos do Programa Nacional do Livro Didático e publicações pertencentes a outras instituições (bibliotecas) ou do professor.
“Essa feira ajuda muita gente porque nem todas as pessoas têm condições de comprar livros, que é caro hoje em dia. A nossa ideia, além de promover a sustentabilidade, é fazer com as obras circulem. Livro não pode ficar parado em estantes. É importante proporcionar o acesso à cultura, ao conhecimento, e as pessoas podem ter isso através do livro”, explicou Paula Alves, coordenadora de Biblioteca do Sesc em Pernambuco. A expectativa do Sesc é movimentar mais de cinco mil livros na feira.