A conclusão do projeto de educação “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), acontece hoje (14), das 14h às 17h, no Sesc Ler em Goiana. Através da “Feira de Empreendedorismo”, os alunos do Ensino Fundamental da unidade vão poder apresentar o que aprenderam ao longo das aulas. A iniciativa estimulou mais de 280 estudantes a identificar oportunidades, planejar e executar um negócio. O objetivo do JEPP é despertar desde cedo o espírito empreendedor e tornar futuros profissionais mais bem qualificados.
A Gerente Adjunta do Sesc Ler em Goiana, Rosineide Galdino, explica como a Feira de Empreendedorismo vai funcionar. “Cada sala de aula vai trabalhar com um tema. As barraquinhas vão ter temas diferenciados como: Oficina de Brinquedos Ecológicos, Sabores e Cores, Temperos Naturais. As crianças vão apresentar e vender os produtos que vão estar nas barraquinhas, para os ‘clientes’ que chegarem”, explicou.
Em Pernambuco, o Sesc Ler em Goiana é o primeiro a receber o serviço de educação Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A unidade tornou-se referência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi também a primeira unidade do Sesc em Pernambuco a implantar aulas em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental.
O JEPP l Criado há 10 anos, pelo Sebrae, o “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” é uma iniciativa de sucesso que começou em São Paulo e passou a ser aplicada em todo o Brasil. Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular o comportamento proativo, entre crianças e jovens, incentivando-os à pratica do empreendedorismo e o protagonismo juvenil. O serviço é oferecido pelo Sebrae às escolas que tenham interesse em implantar esse método de ensino.
CAPACITAÇÃO l De 25 a 28 de agosto, os professores do Ensino Fundamental do Sesc Ler Goiana receberam capacitações para implantação do modelo de educação Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A consultora do Sebrae e facilitadora do programa, Ângela Burity, foi a responsável por introduzir os professores, durante o período de capacitação, no mundo do empreendedorismo. Aliando teoria e prática, os professores aprenderam as principais questões teóricas e de metodologia do curso.