Mais uma edição da Feira Sesc do Troca-Troca de Livros se aproxima. A Feira é um grande projeto de democratização da cultura e tem o objetivo de incentivar a leitura e valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural, através do fácil acesso com a troca dos mesmos. O projeto acontece no dia 23 de janeiro, das 8h às 11h, no Ginásio Wilson Campos, no Sesc Santo Amaro.
O projeto é uma ótima oportunidade de economizar na compra de livros didáticos e de literatura, em um momento de grandes gastos gerados pelo início do ano letivo. Para participar, basta entregar um livro didático ou literário nas bibliotecas das unidades do Sesc da Região Metropolitana do Recife durante a campanha de recolhimento até 20 de janeiro. Apenas a biblioteca do Sesc Santo Amaro receberá arrecadações até o dia 22. Cada livro entregue dá direito a um cupom para ser trocado no dia da Feira.
Só serão aceitos livros didáticos em bom estado de conservação, a partir do 6° ano (antiga 5° série) e editados a partir do ano de 2011, e não podem ser exemplares do Professor ou de Programas do Governo. A dinâmica é simples: livros didáticos serão trocados por outros didáticos e ocorre da mesma forma com livros de literatura, que só deverão ser trocados por outros do mesmo tipo. Os exemplares que não forem trocados serão doados às bibliotecas públicas e de organizações não-governamentais.
“Essa feira ajuda muita gente porque nem todas as pessoas têm condições de comprar livros, que é caro hoje em dia. A nossa ideia, além de promover a sustentabilidade, é fazer com as obras circulem. Livro não pode ficar parado em estantes. É importante proporcionar o acesso à cultura, ao conhecimento, e as pessoas podem ter isso através do livro”, explicou Paula Alves, coordenadora de Biblioteca do Sesc em Pernambuco.