Cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, entre outras formas de expressão das artes visuais se encontram na programação cultural do Sesc em Pernambuco. O Regional dispõe de 7 galerias e um museu distribuídos pelo Estado, fomentando e facilitando o acesso à cultura. Neste mês de janeiro, seis exposições estão em cartaz. Todas com entrada gratuita. Informações e agendamentos disponíveis nas unidades.
Últimos dias para conferir a exposição “O Espiritual na Arte”, na Fábrica de Criação Popular, em Triunfo. A exposição de Arte Sacra reverencia a arte popular de Pernambuco. Artesãos de várias partes do estado representam a sua fé através da arte. A mostra é dividida em 4 partes denominadas “Estações” e além da Fábrica de Criação Popular, podem ser vistas na Igreja N.Sra. do Rosário, Capela São Luiz Gonzaga e no Convento São Boa Ventura. Visitação de segunda a sábado, 9h às 21h.
O Sesc Ler Goiana apresenta o acervo de arte sacra da Diocese de Nazaré da Mata que está sob a guarda do Sesc em processo de restauração. Serão apresentadas as obras totalmente restauradas entre elas: mobiliários, oratórios, peças em terracota e madeira dos séculos XIX e XX e algumas em processo de restauração. Visitação de segunda a sexta, 9h às 21h.
A exposição “Projeto 3 cidades – José Paulo”, abre dia 28, às 20h, na galeria do Sesc Garanhuns, apresentando a mostra individual do artista plástico José Paulo. Com incentivo do FUNCULTURA, em parceria com o Sesc, o projeto traz a terceira e última exposição da série de 3 cidades: Belo Jardim, Petrolina e Garanhuns, exibindo obras inéditas desenvolvidas especialmente para a galeria. Visitação de segunda a sexta, 9h às 21h.
Dia 29, o Sesc Ler Belo Jardim realiza a exposição “Barro: Arte e Viva”. O projeto em artes visuais que tem como principal objetivo a troca de saberes entre os mestres, traz nesta edição Elias Vitalino, que retrata seu trabalho a partir da ancestralidade por meio de suas obras concebidas através do barro. Visitação de segunda a sexta, 9h às 17h.
Dia 29, acontece abertura da exposição “Aqui se faz Arte”, às 20h. O projeto reúne obras dos alunos do curso de Pintura do Sesc Caruaru em uma exposição na galeria da unidade. A temática aborda as influências dos principais movimentos artísticos da história da arte dentro de um contexto contemporâneo. Desenho, pintura e técnica mista são algumas das obras apresentadas. Visitação de segunda a sexta, 9h às 21h.
Sesc Petrolina realiza abertura da exposição “Memórias do Risco – Zé de Rocha”, dia 29, às 20h. A mostra apresenta trabalhos criados a partir das vivências do artista na região do Vale do São Francisco de 2013 a 2015. O acervo exposto contará com 20 desenhos a carvão e grafite, um objeto, um vídeo e alguns dois expositores contendo cadernos de esboços e anotações. Visitação de terça a sábado, 8h às 20h.